quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Espécie: Hiena Malhada

Hiena Malhada aparentemente rindo, foto por Emannuel Keller
Categoria: Hyaenidae

A Hiena-Malhada é o maior membro da família Hyaenidae. Fêmeas podem ter até 70 kg e são 12% maiores do que machos. Normalmente vivem em grupos de até 100 indivíduos e suas tocas são espalhas por um grande território que consiste em Savanas na África. Ao contrário do que todos dizem, Hienas na verdade caçam sua comida e, ao mesmo tempo, acabam roubando comida de outros carnívoros como Leões Africanos.

Quando Hienas comem algo, elas comem até os cascos e não deixam nada. Por isso, as fezes das Hienas acabam sendo brancas e parecidas com pequenas bolas de golfe. No Serengeti, a maior população de Hienas Malhadas é concentrada e no Masai Mara Game Reserve também. Esses animais são normalmente vistos irritando Leões e por isso ganharam a fama de maior inimigas dos Leões.
Hienas Malhadas do clássico da Disney O Rei Leão.
O clitóris da fêmea é semelhante ao pênis do macho. Por isso, durante muito tempo, acreditava-se que as hienas eram hermafroditas. A gestação costuma ser de mais ou menos 110 dias, resultando em 1 ou 2 crias de coloração marrom-escuro. Diferente dos filhotes de outros mamíferos, as Hienas nascem com os olhos abertos, e os dentes são afiados como grampos. No caso de nascerem duas fêmeas, estas começarão a lutar instantaneamente, até que só reste uma. Essa rivalidade que começa tão logo saem do útero se baseia em eliminar a concorrência para assim a que sobreviver dispor de toda a atenção.

Hienas matam filhotes de Mabecos, Guepardos, Leões e até Leopardos por razão de espaço e comida. Normalmente é visto Leões matando Hienas e por isso acabam perdendo grande parte de sua população, mas Leões acabam nem sempre matando Hienas para não ameaçar seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário