domingo, 24 de novembro de 2013

Espécies: Leão Africano

Um Leão Africano observando o horizonte - Foto por Tamara Jim
Categoria animal: Felídeo

O leão africano (ou Panthera Leo Senegalensis) é um grande felino que vive em quase todas as partes da África, como já diz seu nome. Ele é um animal extremamente social que vive em grupos de 6 há 18 indivíduos, quase todos fêmeas. A um ou dois machos dominantes em cada grupo, esses podem se reproduzir com todas as fêmeas que existem na matilha. Quando um jovem leão macho atinge três anos de idade, os pais o mandam embora da família para que não aja conflito entre eles.

Esses animais podem ser principalmente vistos no Serengeti, Cabo, Serra Leoa, Quênia e Eridi. Mesmo tendo uma facilidade em se reproduzir, o Leão Africano está em um estado de perigo, por isso existem projetos de conservação dos leões. Um desses projetos é a Uproar da National Geographic, esse projeto ajuda Leões e outros felinos. Mas o projeto necessita da ajuda das pessoas e pedem pequenas doações, caso quiser doar vá até o final do post e clique no link que deixarei. Isso seria uma grande ajuda para os animais.
Uma Leoa mostrando a língua, foto por Emmanuel Keller
Os leões africanos tem algumas coisas que todos leões tem, como a juba. Uma curiosidade sobre a juba é que ela é utilizada para chamar a atenção da fêmeas. Quanto mais escura a juba, melhor. O macho com juba mais escura tende a ter genes melhores para se reproduzir e fazer uma nova matilha (ou bando). A também uma coisa importante sobre a juba dentro da hierarquia do grupo: se o grupo tem dois machos dominantes e há um com juba mais escura, o com juba mais clara será o vice-líder e o com a mais escura será o líder principal.

Em um grupo de leões são as fêmeas que caçam, elas caçam todas juntas. Normalmente, a mais velha liderá as mais novas. Suas caças consistem principalmente em animais pesando entre 50 á 300 quilogramas, as favoritas são as zebras. Elas também caçam búfalos, gnus, gazelas (raramente), javalis, impalas e até girafas. No caso das grandes Girafas, o grupo todo caça (até mesmo os machos). Quando a presa não é muito grande, os machos não ajudam e passam a maior parte de seu tempo dormindo, patrulhando território, brincando com filhotes e se socializando com os membros de seu grupo. Um curiosidade sobre leões é que machos dormem 20 horas por dia já as fêmeas dormem 15 horas por dia.
Um Leão Africano, desenho por Sophie Boorman
Leões Africanos e outras espécies de leões, são muitas vezes retratadas em desenhos digitais, realistas ou em programas e desenhos da TV. Um dos melhores exemplos é O Rei Leão da Disney. O filme foi um real sucesso e ajudou mais ainda em demostrar que o Leão Africano ou não é um verdadeiro Rei.

Ajude a Uproar: http://animals.nationalgeographic.com/animals/big-cats-initiative/get-involved/

Nenhum comentário:

Postar um comentário