sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Primeira foto em alta resolução do Gato-da-Baía-de-Bornéu

O Felino mais raro do mundo é finalmente fotografado, foto por Panthera
Um dos mais ameaçados (e menos conhecidos também) Felinos do mundo foi finalmente fotografado em alta resolução pelo fotografo de vida selvagem Sebastian Kennerknecht, enquanto trabalhava para um dos projetos da ONG de Felinos Panthera. A foto foi tirada com a armadilha chamada Camera Trap, que é colocada nas árvores e deixadas por algum período de tempo. Este aparelho é muito bom e diferente daqueles usados antigamente, podendo agora tirar fotos em boa qualidade.

O Gato-da-Baía-de-Bornéu é uma espécie pouco conhecida e lembra muito o Puma, tendo o mesmo porte. Este Animal foi visto pela primeira vez no ano de 1998 e só vive na Ilha de Bornéu (que ocorre em três países: Brunei, Indonésia e Malásia). Como já dissemos aqui, o Gato tem o porte de um Puma, mas há duas cores distintas entre estes Animais: vermelho-ferrugem e cinza com tons fracos de vermelho. Como podemos ver ele costuma a andar no período da noite e é muito provável que, como a maioria dos Felinos, seja mais ativo durante a noite do que o dia.

Os estudantes Andrew Hearn e Joanna Ross captaram o primeiro vídeo desta espécie em 2007. A filmagem é a única existente do Gato-da-Baía-de-Bornéu até hoje, mas utilizam ela como fonte de estudos para saberem mais sobre este elusivo Felino. Andrew está ajudando uma reserva de Sabá (local de Brunei e lar desta espécie) na conservação e observação do Animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário