sábado, 8 de fevereiro de 2014

Espécies: Urso Polar

Urso Polar curioso com a câmera, foto por siesie
Categoria: Ursidae

O Urso Polar (Ursus Maritimus) é a maior espécie de Urso no mundo, e, como seu nome já diz, vive nas regiões polares. Também é o maior carnívoro terrestre conhecido atualmente, mesmo assim temos o Urso Kodiak que pode ser maior do que ele em alguns casos raros quando se trata de machos. Apesar de parecer muito com o Urso Pardo, o Urso Polar não é como seu primo e tem várias adaptações para sua vida no gelo. Seu pelo é bem maior que do resto dos Ursos, tendo esta pelagem para conseguir nadar nas águas congelantes do Ártico para que consiga caçar Focas, Leões Marinhos e Peixes.

O Urso Polar tem dismorfismo sexual, sendo assim, os machos são maiores que as fêmeas e são mais agressivos que as mesmas. As fêmeas apenas se acasalam e logo depois deixam os machos irem, criando os filhotes sozinhas. Uma fêmea tem entre um á três filhotes, mas o mais normal é se ver dois filhotes. A mãe cuida de suas crias até seus três anos e logo depois os deixa, indo embora no meio da noite.
Urso Polar não parecendo muito feliz com algo. Autor desconhecido
O Urso Polar é solitário, mas podemos ver jovens machos juntos em algumas ocasiões quando a comida é farta em alguma região. Um dos exemplos é a morte de uma Baleia encalhada na praia, onde estes Animais acabam se reunindo para se alimentar da carne do gigante dos mares. Apesar de ser um Animal solitário, os Ursos Polares podem ser poligâmicos e isso é natural. Normalmente, vemos fêmeas se acasalando com dois ou mais machos no mesmo dia.

Estes Animais podem ser extintos em 20 anos, pois seu habitat sofre grandes mudanças causadas pela poluição. O principal perigo causado pela mudança climática é a desnutrição e inanição devido à perda do habitat. Os Ursos-Polares caçam focas nas plataformas de gelo, e a elevação das temperaturas podem fazer com que o gelo do mar derreta mais cedo a cada ano, levando os Ursos para a costa antes de terem constituido reservas de gordura suficientes para sobreviver ao período de carência alimentar no final do Verão e início do Outono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário