sábado, 1 de fevereiro de 2014

ABC Equino: Pônei de Shetland

Pônei de Shetland por Tosca Suto
Categoria: Equus

Os Pôneis de Shetland, uma dócil raça de Pônei vinda do Reino Unido, é um Animal doméstico que é considerada a raça mais famosa do Reino Unido, também mais antiga. Estes pequenos Equinos podem parecer fracos, mas não são e seu coice pode quebrar ossos ou até mesmo causar dores muito sérias. Os Shetlands são uma raça Equina social e gosta de estar em grupo, normalmente em um grupo pequeno de cinco ou seis Animais. Sua pelagem é um pouco espessa já que a natureza criou-o com uma adaptação para neve e montanhas geladas. Na Escócia, somente esta espécie de Pônei conseguiu sobreviver.

É normalmente escuro e ideal para ser montado, mesmo sendo o menor Pônei britânico. Pesam de 200 kg á 250 kg e medem 1,07 cm de altura, eles são capazes de puxar até duas vezes seu tamanho. Esta raça pode descender do argentino Falabella e também é o 'avô' do Shetland Americano. Este Pônei se caracteriza por sua crina, sendo muito esbelta e também sendo usada como forma de se proteger da neve.
Um pequeno potro desta raça, foto por Equine Images.
As fêmeas apenas dão cria a um potro, o normal para todos Equinos, cuidando dele até seus sete anos. Mesmo com a idade atingida, as mães e membro de seu grupo irão ter afeto enorme a ele e ainda cuidam um dos outros mesmo com certa idade. Pôneis são ainda mais sociáveis que Cavalos, se relacionando com quase todas as espécies que conviverem com eles e ao redor deles.

Os Shetlands tem quase todas as pelagens que existem para Equinos, tendo até a pelagem do tipo Appaloosa. Á Animais desta raça com 0,86 ou menos cm de altura, sendo chamados de Shetland Miniatura e normalmente encontrados em parques de diversões e fazendas de Animais abertas ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário