quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Espécies: Onça Pintada

Onça Pintada descansando, foto por Tambako The Jaguar
Categoria: Felídeo

A Onça Pintada (Panthera Onca) é um Felino que vive na America do Sul e pode ser facilmente encontrado no Brasil. Também á Animais desta espécie que vivem no sul dos EUA (USA) e sua população é encontrada até ao norte da Argentina. São Animais solitários que não gostam de ter companhia humana ou Animal, a não ser de seus filhotes ou parceiros (em época de reprodução). São Felinos grandes que gostam de escalar árvores para dormir e comer suas presas.

Onças estão ameaçadas de extinção por caça ilegal e destruição de habitat natural. Índios respeitam este Animal e o mantém presente em sua cultura, assim como guerreiros Masai faziam e ainda fazem com Leões. As Onças descendem de Felinos do Velho Mundo e já tiveram ancestrais na Ásia e Africa. Mesmo assim, hoje não é encontrada nenhuma Onça Pintada nos dois locais e ambos os locais apenas tem Leopardos.
Onça espreitando, foto por Tambako the Jaguar
Onças Pintadas podem caçar Cervos, Gado, Capivaras, Antas, Jacarés, Tamanduás e até mesmo as gigantes cobras da espécie Sucuri. No Pantanal é comum que Onças optem por caçar o Gado, pois á mais Gado do que a maioria de suas presas naturais. Os ancestrais deste Felino podiam caçar até Tartarugas Marinhas e conseguiam perfurar seu casco com seus dentes de 16 cm's.

Fêmeas são extremamente protetoras em relação á suas crias que aprendem a caçar com a mãe e brincam de lutar para evoluir ainda mais em seus "estudos". As Onças que tem crias junto a elas não toleram machos ao seu redor e normalmente (sendo maiores que os machos) as fêmeas podem até matar um macho se for preciso para proteger seus filhotes. Na cultura Asteca, podemos encontrar figuras de um Guerreiro Jaguar se referindo as Onças Pintadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário