sábado, 4 de janeiro de 2014

Espécies: Coala

Coala em Zoo da Austrália, foto por IPEVS
Categoria: Marsupial

O Coala (Phascolarctos Cinereus) é um Mamífero Marsupial que vive na Austrália. Estes Animais fofos são encontrados, normalmente, em Queensland ou na Austrália Meridional. Os Coalas podem viver até 14 anos na natureza, tendo ameças como Dingos e humanos. Sendo um Marsupial, o Coala ostenta uma bolsa em sua barriga e com ela os Coalas podem utilizar para levar os filhotes quando são recém nascidos.

O Coala jé se encontrou em via de extinção, mas hoje a sua maior preocupação são as queimas de florestas. Muitas vezes não á envolvimento de humanos nas queimadas, pois, como a Austrália é um local quente, o sol pode queimar o local e causar o fogo. Coalas são muito fofos e todas as pessoas adoram este Animal. Eles tem cabeça pequena, são peludos, ostentam um focinho curto e olhos bem separados.
Coala molhado, autor desconhecido
O Coala é muito pouco desenvolvido ao nascer. Pesa apenas 0,5 g e tem menos de 20 mm de comprimento. O corpo é nu, cor-de-rosa e raiado de vasos sanguíneos; os olhos e os ouvidos estão fechados; a boca, as narinas e as patas posteriores são apenas um esboço. Somente as patas anteriores são suficientemente robustas para lhe permitir executar sozinho o fatigante trajeto até a bolsa ventral da genitora e ali permanecer agarrado a uma das duas mamas.

Por volta dos cinco meses e meio, a cria começa a sair do seu tranquilo abrigo, mas não se afasta muito da mãe e, ao primeiro sinal de perigo, torna a entrar ou então emite uma espécie de vagido. Aos 6 meses ou 7 meses, o Coala está coberto de pelos, mede cerca de 20 cm e pesa entre 400 e 500 g. Durante os primeiros meses de vida, o regime alimentar do coala é muito especial: ele consome uma papa que é constituída de folhas de eucalipto pré digeridas que sai pela cloaca do intestino da mãe.

Algumas informações retiradas da Wikipédia, link aqui: Coala

Nenhum comentário:

Postar um comentário