quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Espécies: Bisão Americano

Bisão Americano em habitat natural, foto por PineDrop
Categoria: Bovidae

O Bisão Americano (Bison Bison) é um Bovino selvagem que habita o Canadá e a América do Norte. São Animais que já tiveram uma população gigante, mas, infelizmente, este Bovino foi caçado pelos vaqueiros quase até sua extinção. Atualmente, pode se ver Bisões em manadas pelas campinas dos EUA (USA), mas nunca irá se comparar as populações dos anos de 1910 á 1922. Em 1926, foi o ano que mais afetou esta espécie.

Os índios caçavam estes Animais para fazerem peles e tendas em suas aldeias. Bisões são constantemente irritados por Lobos e Pumas, mas os Pumas (ou Leões da Montanha) não tem muito sucesso na caça destes grandes Bovinos de 3,5 metros de comprimento. Sem contar que os Bisões podem pesar 1,256 kg e tem um chifre de até 61 cm de comprimento. Machos utilizam seus grandes cornos para batalhas e para provar seus status como macho do grupo, mas apenas um destes machos podem acasalar e o resto são os seus subordinados que nunca poderão acasalar se não derrotarem o macho alfa da manada em uma batalha.
Um pequeno filhote de Bisão, foto por Elaine Selene
Bisões Americanos migram para o sul na época de Inverno, sendo assim, eles vão ao Canadá e só voltam para os EUA (USA) na Primavera. Bisões são vistos em símbolos de forças armadas e outras coisas do tipo nos Estados Unidos, pois, assim como a Águia Careca, o Bisão é um símbolo nacional Americano. Nas manadas desta espécie, os líderes são selecionados por sua idade. O mais velho é normalmente o macho alfa e as fêmeas se sentem mais seguras em ter um macho experiente por perto.

Pela falta de acasalamento, Bisões machos tem exibido comportamentos homossexuais entre os machos do grupo. Fêmeas não demostraram muito este comportamento e é mais normal em machos, tentando ter algum prazer ou ganhar mais experiencia sexual para atrair fêmeas. Quando os filhotes nascem os machos não se preocupam em cuidar deles e deixam todo o trabalho de criar o filhote para a sua parceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário