quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ABC Pré-histórico: Tiranossauro Rex



Tiranossauro caça um grupo de Ornitomimos, desenho por Mohamed H.
Categoria: Dinosauria

O Tiranossauro Rex (Lagarto Tirano) era um Dinossauro, agora extinto como todos os outros, carnívoro visto na maioria dos lugares dos EUA (USA). O T-rex é muito famoso, recentemente tendo encontrado um primo que pode ter sido ainda maior que este feroz Réptil, este Dinossauro tem (normalmente) 6,0 toneladas e 13 metros de comprimento (sendo os maiores exemplares, os menores teriam 10 á 9). Ele tinha 4 metros de altura em seu quadril. Era um Dinossauro que provavelmente teve sangue quente e penas, como vemos acima, eles utilizavam estas penas para fêmeas se interessarem neles e para espantar outros machos.

Apesar do que muitos falam, as fêmeas de Tiranossauro Rex são maiores que os machos. Um exemplo é a famosa Sue, um dos maiores exemplares de T-rex já encontrado no mundo. Sue tinha 1,5 de comprimento em seu crânio, tento dentes muito grande em formato de banana. Os dentes de um T-rex são normalmente de 20 cm de comprimento e são lâminas perigosas que poderiam cortar carne de Tartarugas sem algum problema. Agora, vamos ver uma lista dos tamanhos que o Tiranossauro chegou a ter:
Acima, vemos do menor ao maior T-rex de todos. Imagem por Wikipédia
Vemos acima o tamanho que um T-rex poderia chegar perto de um humano e, apesar de parecer que não, ele seria um Animal muito perigoso se estivesse vivo até hoje. Um de seus primos mais próximos era o Gorgossauro, mas o 'Gorgon' era uma espécie menos evoluída e menor que seu grande primo rei. O dismorfismo sexual entre os T-rex é apresentado mais nas fêmeas (como já falamos aqui, pois são maiores), mas não é apenas o tamanho que é considerado. Podemos ver nas fêmeas que o seu pélvis é maior que o do macho, isto serve para botar ovos. O tamanho grande das fêmeas pode ser considerado necessário, pois, quando estavam acasalando, o macho era um grande peso nas costas da fêmea e isso pode ter feito a natureza evoluir estes Dinossauros para melhorarem sua qualidade de vida (as fêmeas poderiam ter algumas dores nas costas depois do acasalamento).

O Tiranossauro é também encontrado no Canadá e sendo encontrado até no México. Os Tiranossauros podem ser vistos em filmes como Jurassic Park, The Lost World e outros filmes de Dinossauros. O seu primo citado neste post (Gorgossauro) apareceu no mais recente filme de Dinossauros: Caminhando com Dinossauros em 3D. Quando o primeiro exemplar foi descoberto não acharam suas mãos e utilizaram braços de um Hadrossauro no lugar. Em 1914, Lawrence Lambe descobriu o primeiro braço de T-rex e ficou impressionado com o tamanho do membro. Como podemos ver em imagens, o braço é pequeno e contém apenas dois dedos com garras grandes como navalhas.
Veja acima como os membros deste Dinossauro poderiam ser pequenos. Autor desconhecido
Os Tiranossauros eram Dinossauros que caçavam e, a muito tempo atrás, pensava-se que o T-rex era carniceiro e abandonava seus filhotes quando nasciam. Os dois fatos não eram verdade e foi comprovado em estudos recentes trabalhados durante 2012 e 2013, que também comprovaram a inteligencia e sangue quente dos Dinossauros. Uma das coisas que continuam em discussão é o assunto das penas no T-rex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário