sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ABC Felino: Gato Persa

Gato Persa com uma cara mal, autor desconhecido
Categoria: Felídeo

O Persa é um Gato doméstico muito conhecido. A raça é, inclusive, a raça do famoso gato Garfield. Existem Gatos desta espécie de todas as cores, a mais famosa é a branca e considerada a mais linda. Os brancos normalmente tem olhos azuis escuros ou verdes claros, já os outros tem, normalmente, olhos amarelos ou laranjas. A história deste Animal começou com um explorador chamado Pietro Della Valle, que passou pela Pérsia (o atual Irão) e trouce com ele os belos Gatos existentes no país.

Quando Pietro chegou com os Gatos da Pérsia na Itália, todos os habitantes tiveram incrível simpatia pelos Animais com suas pelagens sedosas e brilhantes. A raça que existe atualmente só apareceu no século XIX na Inglaterra, quando cruzaram os Gatos da Pérsia com os Gatos Angorá (outra raça mais antiga). Os Persas são Gatos que competem com o Siamês pelo título de Príncipe dos Gatos, sendo igualmente famoso por ser "chique" e muito bonito.
Gato Persa branco, autor desconhecido
O Persa já vou cruzado com o Siamês na tentativa de obter uma nova raça mais bonita ainda, o Himalaio. Estes Gatos também são conhecidos de filmes como Cães e Gatos 1 e 2 (Mr. Tinkles), Stuart Little (Snowbell) e Cinderela (Lucifer). O Himalaio ganhou fama também, mas não pelos criadores que não ficaram nada contentes com o híbrido participando de competições e acabaram até banindo o Himalaio em certa época (apenas voltando em 1956).

Os Persas tem focinhos pequenos, o que causa (assim como os Cães da raça Pug) problemas na respiração. Persas podem apresentar também perda de pelagem caso não escovada regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário