quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Espécies: Lince Europeu

Um Lince Europeu olhando para cima, autor desconhecido.
Categoria: Felídeo

Linces Europeus (Euro-asiáticos) são Felinos médios que vivem pela região euro-asiática. São Felinos que caçam até pássaros, sendo assim, Felinos que acabam pulando muito alto. Linces conseguem matar uma ave em decolagem com um salto de até dois metros! Apenas o Caracal da África consegue ultrapassar este Felino (ele salta 2,30 metros). Mesmo conseguindo matar aves, os Linces conseguem abater presas de até 4 á 3 vezes o seu próprio tamanho. O Lince Europeu é a maior de todas espécies de Lince e apresenta uma das distribuições mais vastas entre esta espécie de Felino.

Linces são solitários e muito tímidos, exceto mães de crias. A mãe Lince tem muito amor ao seus filhotes e os protege até que tenham dois anos e possam viver sozinhos. Um Lince marca seu território como a maioria dos Felinos, urinando em árvores e plantas. Também arranham troncos para sinalizarem que estiveram ali. Linces tem orelhas grandes, por isso tem audição igualmente ótima. Utilizam esta audição para acharem presas como Lebres.

Lince Europeu faz pose para câmera, foto por Emmanuel Keller
Linces Europeus são mais ativos durante a tarde e a noite, por isso estes Felinos tem uma visão ótima.
As fêmeas escolhem o seu território de acordo com a quantidade de presas e recursos a nível de habitat, para que possam manter as suas crias, enquanto os machos escolhem o seu território para conceder acesso às fêmeas. Estas caçam com as suas crias, de modo a ensinarem-lhes as técnicas adequadas de caça.

Apresentam garras afiadas, fortes, e em forma de gancho. As suas patas largas encontram-se protegidas por um pêlo espesso de modo a mantê-las quentes enquanto caminham no solo frio e a impedir que se enterrem na neve. O dimorfismo sexual é pronunciado nos linces, pois os machos são maiores que as fêmeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário