sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Espécies: Leão Asiático

Um casal de Leões Asiáticos, foto por Michal C.
Categoria: Felídeo

O Leão Asiático (Panthera Leo Persica) ou Leão-Indiano, é uma subespécie de Leão que habita as regiões da Índia e outros locais das regiões orientais. Á poucos de sua espécie, os últimos vivem em Cáucaso, Lêmen, Macedônia e Índia. A maioria habita o grande e famoso Parque Nacional da Floresta de Gir no oeste da Índia. Pelo menos trezentos desta espécie vivem em um habitat de 1412 km² no estado de Gujarat. Em 1907 haviam apenas 13 leões em Gir, hoje em dia é comum ver famílias destes animais pelo parque.

Ao contrário de Tigres de Bengala, um de seus principais inimigos, os Leões Asiáticos preferem florestas densas á florestas que tem muito sol e que pode se ver eles facilmente. Leões desta espécie são tímidos e extremamente reservados entre suas famílias, os povos que vivem perto de florestas quase nunca vêem estes animais, mas podem ouvir seu rugido.
Leoas Asiáticas na neve, foto por Emannuel Keller
Os bandos desta espécie tendem a ser pequenos e levam em conta o número de fêmeas, normalmente sendo de duas a cinco fêmeas pois Leões Asiáticos tem bandos menores do que os dos Leões Africanos e tem apenas um macho em liderança. Leões desta espécie são poucos sociais em relação a sua própria espécie e os machos, normalmente, não vivem com as fêmeas e apenas vão procurar elas quando desejam se reproduzir ou caçar uma presa grande como um Búfalo da Floresta ou um Elefante Indiano.

Leões asiáticos comem presas de 190 á 500 kg, mas acabam normalmente comendo presas bem menores. Este comportamento demostra como, ao contrário de seus primos africanos, os Leões Asiáticos são oportunistas e não tem uma tabela certa de presas e comem qualquer coisa que tenha pelo menos 20 kg se estão com fome. Em 2013, foi comprovado que á 350 animais desta espécie na floresta de Gir e 175 destes animais são leões maduros e outros 100 estão fora da área de proteção de Gir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário