quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Espécies: Gazela de Thomson

Gazela de Thomson curiosa, autor desconhecido.
Categoria: Ungulados

A Gazela de Thomson (Gazella Thomsonii) é uma das muitas espécies de Gazelas contidas no continente Africano. É a espécie mais abundante de todas entre as Gazelas. Estes Animais vivem em grupos grandes chamados de bando ou rebanho e á até mil indivíduos em cada bando, sendo eles machos e fêmeas. É o herbívoro terrestre mais rápido da Terra, chegando á 90 km/h e é a caça favorita da Chita (Guepardo). As Gazelas saltam em grande distância e chegam a atingir 3 metros enquanto saltão, sendo assim, elas passam 1/4 de suas vida no ar.

A Gazela de Thomson tem listras pelo corpo e face. Ostentam um chifre que machos usam para lutar e chamar atenção de fêmeas na época de acasalamento. As fêmeas tem chifres menores que os machos, assim como a da foto acima.
Safiya, uma Gazela de desenho. Autor desconhecido
Gazelas vivem em savanas da África e dos habitats de pastagem, principalmente na região de Serengeti, no Quênia e na Tanzânia, embora também podem ser encontradas na Etiópia, Somália e Sudão do Sul. Elas se alimentam de vegetação rasteira e capim. A maioria da água de que precisam vem do que eles comem. Embora seja uma das Gazelas mais comum em sua escala, o tamanho da população não é grande devido ao seu alcance limitado.

Normalmente, estes Animais se juntam á outros Ungulados. Como os Gnus e as Zebras, e, até mesmo, com mamíferos grandes como Girafas Africanas. Girafas são sua companhia favorita, isso porque tiram vantagem de seus amigos altos. A Gazela espera que as Girafas derrubem frutas e ramos de árvores no chão e logo, acabam em uma 'feira' grátis. Também de reúnem com suas primas, as Gazelas de Grant.

Nenhum comentário:

Postar um comentário