quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Espécies: Elefante da Savana

Elefante da Savana em seu habitat natural, foto por Titou963
O Elefante-da-savana (Loxodonta africana) é a maior das duas espécies de Elefante-africano. Tanto ele quanto o Elefante-da-floresta têm sido geralmente classificados como uma única espécie, conhecida simplesmente como o Elefante-africano. Algumas autoridades consideram ainda que as evidências atualmente disponíveis são insuficientes para dividir o Elefante-africano em duas espécies.

O Elefante-da-savana é a maior espécie de Elefante-africano, sendo portanto o maior animal terrestre vivo, atingindo de 6 a 7,3 metros de comprimento e 3,5 a 4 metros de altura na cabeça, e pesando de 6 a 7,5 toneladas. O maior Elefante já registrado, baleado em Angola, em 1965, pesava 12.274 kg (12 toneladas e 274 quilos), em pé tinha 4,2 metros de altura.
Manada de Elefantes da Savana, autor desconhecido
O corpo dele está montado na rotunda do Museu Nacional de História Natural, em Washington, D.C. O Elefante-da-savana normalmente se move a uma velocidade de 10 km/h, mas pode atingir velocidade máxima de 40 km/h quando assustado ou chateado. Foram encontrados registos de uma espécime de elefante de 15.000 kg (15 toneladas), seu nome foi dado como Esteves. O Animal foi abatido pelo mítico caçador "el Fidalgo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário