terça-feira, 26 de novembro de 2013

Espécies: Tigre de Bengala

Um closeup de um Tigre de Bengala, foto por Emmanuel Keller
Categoria animal: Felídeo

O Tigre de Bengala (Panthera Tigris) é uma subespécie de Tigre que vive na Índia podendo ter variações de pelagem. Por isso, não ache que um Tigre branco é uma outra espécie de Tigre; é apenas uma variação de cor e é muito rara. Em 2008 havia apenas 500 animais desta espécie soltos na natureza, sabe-se que o número cresceu desde então para, pelo menos, 850 animais. Mesmo assim, isso não é grande coisa para um animal que tem tanta variedade de subespécie e, a maioria, está extinta ou em estado crítico de perigo.

Tigres de Bengala viviam em quase toda extensão indiana no começo do século XX, atualmente encontra-se em muitos pontos da Índia e em alguns países vizinhos. Está completamente extinto do Paquistão. Em nossa cultura é normal ver um Tigre desta espécie, pode-se vê-lo em filmes como As Aventuras de Pi e O Livro da Selva. Também são vistos em desenhos animados e livros, sempre demostrando como são majestosos. Um dos exemplos de livro pode ser A Maldição do Tigre que mostra o Tigre de Bengala branco, Ren (ou Dhiren).
Um variante do animal, foto por Emmanuel Keller
Como tem muito pelo, o Tigre de Bengala fica sempre perto da água e é um nadador nato. Alimenta-se até de peixes, mas não é o único animal de seu cardápio. São também: Veados, pequenos Mamíferos, Búfalos, Aves, Macacos e até Rinocerontes adultos! Seus inimigos são Leopardos e Leões (muito raramente, já que Leões Asiáticos estão quase extintos) que tentam tomar seu território. Povos indianos já alegam ter visto Tigres de Bengala pretos, assim como demostra está montagem:
Um "Tigre Negro", montagem por DerFenrir
Especialistas dizem que não existem Tigres Negros, nem cativeiro nem na natureza. Ou seja, não existem mesmo. Apenas existem variações como: Tigre Ouro, Tigre Branco, Tigre Azul e Tigre Branco Neve. Especialistas dizem que todas estas variações não existem na natureza, apenas em cativeiro. O Tigre Ouro e o Tigre Branco Neve foram feitos entre cruzamentos de Tigres Siberianos e Tigres do Sul da China e Tigres Brancos com Tigre Malaio, portanto sendo considerados espécies criadas pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário