segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Espécies: Lobo Cinzento

Um Lobo Cinzento descansando, autor desconhecido
Categoria animal: Canidae

O Lobo Cinzento (Canis Lupus) é o maior membro da família dos Caninos Selvagens, medindo 2 metros do focinho á ponta da calda. Eles são sexualmente dimórficos, ou seja, as fêmeas pesam 20% a menos que os machos. Lobos Cinzento, como qualquer outro, são muito sociais e vivem em grupos de até vinte e dois indivíduos. Entre os membros da alcateia (como é chamado o grupo de lobos) á dois líderes, um macho e uma fêmea e apenas os dois podem se reproduzir. Caso um jovem lobo queira se reproduzir, ele deve abandonar o grupo e ir procurar um parceiro (a) para montar um novo grupo; assim, apenas os líderes acabam distribuindo seus genes. Se o lobo que saiu da alcateia tentar retornar, os pais e parentes vão atacá-lo (a) e mandá-lo (a) embora novamente.
Dois Lobos Cinzentos, foto por Tereza Hola
Lobos Cinzentos caçam todos juntos. Isso os dá a vantagem de poder caçar animais como: Alces, Caribus, Veados , Cisnes (raramente), Gado (raramente), Lebres, Coelhos, Renas e Bisões. Lobos Cinzentos conseguem abater 48% das presas que caçam, isso é uma média boa já que, por exemplo, Lobos do Ártico só conseguem abater 25% das presas que caçam. Os Lobos Cinzentos podem ser vistos em partes remotas dos desertos do México, muitas partes do Canadá, nos Estados Unidos e em poucas partes da Europa Central. Ele está extinto na Europa Ocidental, Alasca e sul dos Estados Unidos.

Lobos Cinzentos são inteligentes, capazes de se comunicar entre si assim como Golfinhos e nós, seres Humanos. Todos tem uma ligação muito forte entre si, quando um membro vai embora da alcateia um dos lobos pode entrar em depressão muito facilmente. Lobos Cinzentos não servem para ficar sozinhos, é muito provável que um Lobo morra em um mês morando sozinho. Sua expectativa de vida é de treze anos, já em zoológicos á uma expectativa de dezoito anos.
Lobo Cinzento feliz, foto por Petra Allerlei C.
Lobos Cinzentos tem personalidade. Os caninos, normalmente não são iguais uns aos outros e é daí que vem isso. Como sabemos, cães são primos muito próximos de Lobos e por isso tem todos jeitos diferentes de ser. Alguns alegres (como o Lobo mostrado na foto acima), outros tristes, outros bravos e, as vezes, até existem os exibidos! Lobos são também parte de nossa cultura, são apresentados até em Contos de Fadas como a Chapeuzinho Vermelho.

Esses caninos podem ter de um á onze filhotes, os pais se reproduzem no Inverno e a mãe dá a cria na Primavera. As fêmeas tem um período de gestação bem curto, apenas nove semanas para que os filhotes nasçam. Quando nascem, eles tem olhos fechados e precisam ficar em uma toca com a mãe; está toca é bem longe do grupo, assim, ninguém pode ir perturbar a ninhada e sua mãe. A casos em que um Urso possa comer os filhotes, isso ocorre quando a mãe sai em busca de comida para ela já que precisa amamentar suas crias. Se aproveitando, Ursos (Cinzentos, Kodiaks ou Marrons) podem ir comer os pequenos filhotinhos indefesos; mesmo assim, isso é raro já que a mãe deixa outra fêmea de sentinela e Lobos podem muito bem enfrentar Ursos, mas normalmente acabam com algum membro quebrado.
Um Lobo Cinzento em um Centro de Conservação em Londres, foto por BlackIce-Wolf
Lobos Cinzentos habitavam quase que o mundo todo, hoje habitam pouca parte dele. Caso queira ajudar a conservar estes lindos animais, entre aqui:
http://nywolf.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário