terça-feira, 26 de novembro de 2013

ABC Felino: Siamês

Um gato Siamês de raça, autor desconhecido
Classificação animal: Felídeo

O Gato Siamês é um dos mais famosos Gatos do mundo. Nos Estados Unidos, este pequeno Felino é o segundo mais vendido e só perde para o Persa. Este animal é um gato oriental, veio da Tailândia pelos barcos dos povos que migraram para Inglaterra. Os Gatos eram usados nos barcos para matar ratos e fazer companhia aos residentes da embarcação. Logo, foram de UK até os Estados Unidos e lá ficaram famosos fazendo sua raça ficar reconhecida. Estes Felinos eram mantidos como animais da realeza no Sião (a atual Tailândia) e moravam com reis e rainhas em palácios orientais sendo tratados como "reis".

Outro gato, o Thai, é muito parecido com o Siamês. Mesmo assim, não se deve achar que são dá mesma raça já que o Thai se originou a partir de Siameses que migraram para Inglaterra nos barcos. Esta espécie de Gato é muito apegada ao seus donos; enquanto a maioria dos gatos não se importa muito com os membros de sua casa, o Siamês é um gato recomendável para todas as famílias. Se quiser comprar ou adotar um Siamês, certifique-se que o gato não tenha algum problema de saúde ou algo do tipo.
Dois Gatos Siameses, desenho por Dolphy
Siameses costumam ter um corpo longo e esbelto, tendo olhos azuis e cores marrons e bege pelo corpo. Estes Gatos tem uma pelagem pequena, portanto não precisam de muita escovação apenas uma ou duas por semana. Quando uma fêmea dá a cria, os filhotes nascem quase brancos e a medida que crescem vão ficando com sua pelagem natural adulta. O Siamês, ao contrário da maioria dos Felinos como o Leão, tem uma vida bem longa podendo chegar á quinze anos ou até vinte anos! Foram apelidados de "príncipes dos Gatos" por causa de sua origem da realeza.
Jovem Siamês, autor desconhecido
Á alguns problemas na saúde do Siamês como: obstruções nasais, má formação da parte inferior do focinho que é curto, bochechas largas, cabeça com predominância excessiva de marrom, membros fracos, robustez ou magreza excessiva, manchas no ventre ou olhos de cor que não seja azul e estrabismo excessivo, cauda curta em forma de gancho, pés brancos e cálculos na bexiga, são muito comuns. O siamês sofre muito de complicações nos rins e pode ter dificuldades para urinar o que requer um acompanhamento do veterinário com prescrição de remédios injetáveis. Por isso, se tiver um desses Gatinhos, cuide bem dele para que não tenha nada que foi citado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário