quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ABC Canino: Labrador Retriever

Um Labrador da cor caramelo, foto por Pamela
O Labrador Retriever, ou apenas Labrador, é um cão muito social e que ama crianças. Sendo assim, é muito recomendável a famílias com crianças, mas que possam passar o tempo com seu cão pois é muito carente e precisa de atenção. Á várias cores desta raça, variando-se de caramelo, marrom chocolate e preto. Cães como este amam água, por isso precisam de uma piscina ou um lago para nadar. Se não puder levá-lo á um lago ou ter uma piscina, apenas molhe-o com uma mangueira e ele estará satisfeito.
Um lindo Labrador Preto em meio de folhas de Outono, foto por Lenna
Os primeiros Labradores eram geralmente cães da água que vieram dos Terra-nova, não dos Labradores. Essa raça não apenas não deu origem ao Labrador como também não foi chamada de Labrador Retriever no começo. Os Terra-nova do começo de 1800 tinham diferentes tamanhos, sendo o menor deles, “Lesser”, ou “Cão de Saint John”, a primeira encarnação do Labrador.

Esses cães, pretos, de tamanho médio e pelo curto, não apenas buscavam caças, mas também peixes, puxando pequenos barcos de pesca nas águas geladas e ajudando os pescadores em todas as tarefas em que precisasse nadar. A raça acabou desaparecendo, em grande parte por causa dos pesados impostos sobre cães. Porém, um grupo de Labradores foi levado à Inglaterra no começo de 1800, e foi a partir desses cães, cruzados com outros retrievers, que a raça continuou. Foi também na Inglaterra que a raça ganhou reputação com um extraordinário buscador de caças de montanha.

No começo, os criadores davam preferência aos Labradores pretos, e sacrificavam os de cores amarela ou chocolate. No começo de 1900, as outras cores começaram a ser aceitas, embora não tanto quanto a cor preta. A raça foi reconhecia pelo English Kennel Club em 1903, e pelo AKC em 1917. Sua popularidade cresceu sem parar. Ele se tornou a raça mais popular da América em 1991 e continua sendo até hoje.
Um Labrador curioso de cor preta, foto por David Benoliel
Labradores são um dos únicos cães que fizeram tanto sucesso que, na Inglaterra, eles são os cães favoritos. Em 85% das residências em UK á um Labrador, sempre preferindo a cor caramelo, a mais famosa atualmente. Labradores foram apresentados em filmes como Marley e Eu e Um Cão que vale Ouro e outros filmes, fazendo ganhar ainda mais fama. Para que tenha um desses e o tenha por pelo menos 10 á 12 anos, deve ficar atento (a) para as seguintes doenças: CHD, torção gástrica, nanismo com displasia retinal, distrofia muscular, OCD e diabetes.

Lembre-se que antes de comprar ou adotar um desses exemplares, consulte outras necessidades da raça e analise sua casa para ver se á um espaço grande para este cão energético. Antes de adotar/comprar um Labrador, lembre-se também de ver se o animal está em estados bons para adquirir-lo em casa. Para ter um que esteja em bons estados, procure adota-los em canis, pet-shops e centro de adoções renomados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário